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 O Festival SPFW + Regeneração traz Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação, Conhecimento e Tecnologia, com curadoria de Marcello Dantas e uma programação ativa que se estende até o final do ano, dentro da necessidade de buscar formas de operar mais sustentáveis e responsáveis em toda a cadeia de valor da moda. “O ano de 2020 nos trouxe grandes reflexões e entendemos que é tempo de viver novos começos, de regenerar”, afirma Paulo Borges, Diretor Criativo do SPFW.

“Estamos diante de questionamentos profundos sobre como podemos regenerar o mundo com novas bases,” confirma o criador multidisciplinar Marcello Dantas, curador do Festival SPFW + Regeneração. “Estamos provocando um caminho realmente novo de ideias, linguagens e formas de colaborar. É um desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade para que os criativos acessem campos de conexão ainda inexplorados.”

A proposta do Festival encontrou eco no posicionamento e caminho estratégico adotados pelos principais parceiros do SPFW. Para o Santander, regenerar é trocar, mudar, revisar, dar um novo sentido a algo, com o objetivo de fortalecer e melhorar. Na moda, uma das maiores cadeias produtivas do planeta, a regeneração também é fundamental para os objetivos climáticos, que pautam a própria sobrevivência humana. Para além das discussões, o Santander crê que, para a mudança acontecer, é primordial que os stakeholders tenham um novo olhar para toda a cadeia, revendo processos de produção, logísticos e até na escolha de matérias-primas.

Essa é a sétima edição do Santander como parceiro do SPFW.  Para o Banco, associar a marca ao evento faz parte da estratégia de negócios e patrocínios da empresa e o fortalece como o Banco da Moda no Brasil. O Santander investe na construção de soluções financeiras para apoiar o segmento na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, modistas e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios. Há um enorme potencial desse segmento, e que essa prosperidade só faz sentido quando alcança todas as classes atuantes no setor.

O Banco percebe a moda como um setor extremamente importante para a economia do País. Cada vez mais engajada nos pilares de sustentabilidade, governança e sociedade, essa cadeia movimenta mais de US$ 1,5 trilhão no mundo e, no Brasil, somente a indústria têxtil deve chegar a R$ 55 bilhões até o fim deste ano. Sem deixar de lado a circularidade, a moda segue com sua economia criativa, fundamental para o empreendedorismo e a geração de emprego, bases estratégicas para o Santander. 

Para Graça Cabral, uma das mentoras do Festival “ver o mundo com outros olhos é essencial para enxergar outras realidades e desbravar novos territórios. É um momento fértil para plantar novas sementes. Novas mentalidades alinhadas com as demandas e rumos do novo século.”

O papel das empresas e das pessoas é fundamental nesse momento acelerado de mudanças. A Marisa, também parceira do SPFW entende que Regeneração é se reinventar, encontrar um novo sentido ou até mesmo um novo propósito. Neste período de pandemia, percebeu que as empresas tiveram de olhar para dentro e procurar novos caminhos e alternativas, se mostrando verdadeiras, relevantes e conectadas com seus consumidores. A moda como uma forma de expressão, de se comunicar, é fundamental neste processo. 

É o que norteou a curadoria de Marcello Dantas. Para ele, a regeneração deve ser vista como uma oportunidade de começar de novo. De fazer diferente, de reavaliar e deixar germinar. “Estamos todos permeáveis a novos acordos, novos métodos, novas fricções. A chance é sermos mais sustentáveis, mais justos, mais diversos.”

Esse é o grande sentido do trabalho em rede, compartilhado com todos. Alinhada com os pilares do Festival SPFW + Regeneração, a Prefeitura de São Paulo, que há anos apoia o evento, considera que regenerar é fundamental para o desenvolvimento econômico, por criar novas possibilidades de inclusão produtiva e geração de renda, e, reconhecendo a mudança estabelecida da economia linear, promove nas estruturas a economia criativa e circular como um modelo de sustentabilidade para a cidade. É reinventar para inovar a administração, com novos princípios, valores de preservação, de gestão política aprendendo a melhor reutilizar materiais e aproveitar os recursos humanos para constante adaptação de processos e programas de atendimento público.

Como parte integrante do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, o São Paulo Fashion Week desenvolve uma parceria estreita com programas desenvolvidos pela Prefeitura paulistana, em áreas importantes e diversas como desenvolvimento e trabalho, educação, cultura e acessibilidade. Uma grande contribuição é a oferta de negócios, a estruturação de eventos e feiras, fundamentais para a cidade. Por meio de parcerias com a moda, a Prefeitura promove cursos e qualificações para profissionais no âmbito do Programa Fashion Sampa, na parceria com a FUNDAÇÃO PAULISTANA e de capacitação para os empreendedores. E empreendedores tem a possibilidade no Programa Fashion Sampa de utilizar serviços prestados pela ADESAMPA, permitindo o aprimoramento para os negócios com a oferta da educação empreendedora nas áreas de economia criativa e circular. Feiras online de promoção de pequenos negócios, o espaço de trabalho colaborativo Teia e os serviços de atendimento e acesso ao microcrédito, promovidos pelo agente de desenvolvimento local.

Esse ano, foram selecionados 50 núcleos criativos em todo o país, entre eles 7 núcleos paulistanos, para a jornada imersiva de Mentorias que faz parte do Festival SPFW + Regeneração. Cinco eixos serviram de ponto de partida para identificar processos regenerativos em todo o país, destacando a multiplicidade dos territórios criativos: protagonismo feminino, diversidade e inclusão, sustentabilidade, inovação e origens na origem. Uma potente conexão para a transformação sustentável e social, a partir de uma visão plural, colaborativa e inclusiva. “É hora de definir novos direcionamentos que nos permitam avançar em uma agenda de mudanças necessárias e efetivas”, finaliza Paulo Borges.

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